quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Febras com Puré no Forno


Adoro puré :)
Quando penso em comida reconfortante, lembro-me logo de massas e puré :) Gosto de o comer mesmo sem nada... assim, simples!
Fazer puré não é nada difícil, apenas requer tempo e às vezes compro daquele congelado só para matar as saudades, mas não se compara ao que fazemos em casa com as batatinhas cozidas na hora.
Umas vezes deixo-o mais cremoso, outras prefiro enformá-lo. Desta vez levei-o ao forno para ficar mais douradinho :)
É uma refeição simples, mas que conforta a alma nestes dias frios.


Ingredientes:
1kg de batatas
sal
2 colheres de sopa de manteiga
2/3 de chávena de leite
1 ovo
noz moscada
pimenta

febras
sal
piripiri
tomilho
vinho branco

Preparação:
Descasque e corte as batatas às metades. Leve-as a cozer num tacho com água e sal.
Entretanto tempere as febras com o azeite aromatizado, o tomilho e o piripiri.
Quando estiverem cozidas, escorra-as  e esmague-as (não as deixe arrefecer) com um passador ou com um esmagador manual (não use a varinha mágica).
Leve o puré ao lume e junte a manteiga e o leite quente e bata energicamente para incorporar bem. Adicione depois o ovo e mexa bem.
Tempere de sal, noz moscada e pimenta e deixe aquecer bem o puré, mexendo sempre e desligue o fogo assim que começar a ferver.
O puré está pronto :)
Poderá servi-lo assim, mas se o quiser levar ao forno, coloque-o numa assadeira, pincele a parte de cima com um pouco de leite e leve a dourar durante uns minutos.
Enquanto o puré está no forno, leve as febras a grelhar.
Tempere-as com sal enquanto estão na frigideira.
Quando estiverem prontas, retire-as para o prato onde as vai servir.
Deite a marinada na frigideira onde grelhou as febras (aproveitando os sucos da carne), juntamente com um pouco de vinho branco e deixe ferver.
Regue as febras com este molho e sirva com o puré :)





Deliciem-se... e bom apetite!

19 comentários:

  1. Bom Dia :D

    Acho que já sei o que fazer hoje para o almocito!!

    Beijokas
    Pipoka

    ResponderEliminar
  2. Não como puré há imenso tempo e agora bateu-me saudade!! Quando era miúda a minha mãe fazia imenso porque eu era (e ainda sou) uma esquisitinha, mas sempre adorei puré!! Aquece a alma :)
    E muito bem acompanhado por uma febras, com um molhinho bom!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuca,
      não é nada difícil, só demora um pouco mais de tempo e quando faço só para mim e para o meu marido, até prefiro esmagar manualmente com o esmagador, porque é mais rápido.
      Bjcas
      Isabel

      Eliminar
  3. Também gosto muito de puré de batata... parece que tem um toque especial a aconchego!...
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Isabel e que maravilha de refeiçao, sem duvida alguma uma "food confort"....

    Ficou com um aspeto excelente!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  5. Uma sugestão super deliciosa!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Como eu adoro puré... as receitas mais simples, são as mais reconfortantes

    ResponderEliminar
  7. Também gosto imenso de puré. É sem duvida uma comida de conforto.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Libelinha! Atribuí-te o prémio Liebster, espero que fiques contente! Mais aqui:
    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/02/bolachas-de-amendoa-com-doce-de-maca.html

    ResponderEliminar
  9. Amiga querida,

    Que refeição tão deliciosa !
    Também adoro puré, faço frequentemente para variar os acompanhamentos e é sempre muito benvindo ! :)

    Ficou lindo esse teu, assim tão coradinho vindo do forno para acompanhar essa linda e suculenta febra !

    "Confort food" sem dúvida ! :)

    Beijinhos grandes

    Isabel

    ResponderEliminar
  10. Que puré tão apetitoso! :D Ficou com óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  11. Olá Isabel: que lindo puré! A princípio parecia-me empadão,mas depois li a receita e vi que o levaste ao forno. Ficou com um aspeto fantástico. è mesmo uma bela comidinha de conforto. Adorei.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  12. Olá minha querida Isabel... entao venho responder á pergunta que me deixas-te lá no meu blog... A BC comer bem para viver melhor funciona todos os meses de 11 a 17 com um vegetal ou legume e depois no dia 18 com uma fruta.... Uns dias antes no meu blog no da Kati, da Josy e da Ana Claudia aparece o nome do legume e da fruta em causa nesse mês, na lateral do meu blog tem um selo e por baixo eu todos os meses actualizo com o legume e a fruta... Este mes ate ao dia 17 decorre receitas com batatas e no dia 18 a fruta escolhida é a maça, ainda podes participar se quiseres, ficas á vontade, podes levar o selo que eu tenho na lateral... fica á vontade.

    Outra coisa, eu vou ter no meu blog uma nova rubrica que se vai chamar "na Cozinha com..." mas preferia falar-te disso por mail... Será que me podes mandar um mail para o meu (está no meu blog)

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  13. Que bonito puré!
    Pena que já jantei, mas umas garfaditas…ainda iam.
    Bjks

    ResponderEliminar
  14. Fiquei cheia de fome! Há imenso tempo que não faço um purézinho!!!
    E essa carninha? Humm.... Que aspeto magnifico!! As coisas que tu fazes!! Fico sempre a babar cada vez que venho!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar