sexta-feira, 26 de abril de 2013

Biscoitos de Azeite


Pode ser que um dia deixemos de nos falar...


Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.

Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.

Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.

Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.

Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

(Albert Einstein em O milagre da Vida)


O cheirinho destes biscoitos fizeram-me recuar no tempo...
A minha mãe fazia-os imensas vezes e por isso no seu livrinho não  estava especificada a quantidade de farinha :)
Para mim foi uma trabalheira, pois cada vez que adicionava a farinha tinha que a pesar, até conseguir obter uma massa maleável, fofa e homogénea.
Mas valeu  a pena, pois estes biscoitos são fantásticos, ficam macios por dentro e crocantes por fora.
Conservam-se bem por vários dias, isto se conseguir resistir :) eu fiz o dobro e não duraram dois dias.


Ingredientes: (fiz 28)
3 ovos
140g de açúcar
100ml de azeite
400g de farinha
1 gema + 1 c. de sopa de leite
açúcar para polvilhar

Preparação:
Deite a farinha numa tigela, abra um buraco no centro e deite os ovos, o azeite e o açúcar.
Comece a envolver todos os ingredientes, até obter uma massa moldável.
Retire depois, pedaços de massa e molde-os com a mão. Dê-lhes o formato que preferir.
Misture a gema com a colher de leite e pincele os bolinhos.
Polvilhe cada um com um pouco de açúcar e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 10 a 12 minutos, num tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone.
Nota: esta quantidade de massa faz dois tabuleiros cheios.




Deliciem-se... e bom apetite!

49 comentários:

  1. Chego na horinha certa!! Aproveito e levo estes bolinhos pro nosso pequeno almoço!!
    Tu ja sabes que eu adoro bolos, bolinhos e afins, e já fiquei aqui derretida com estes bolinhos!!! E imagino mesmo o saborzinho deles, porque se são como uns que havia numa mercearia perto da minha escola, sao simplesmente deliciosos!! É impressionante como mantemos as boas recordaçoes atraves dos sabores!!
    E sabes que minha Libelinha linda, até eu gostava de pensar como o Einstein e dizer que na vida tudo sao milagres!!!
    Bom fim de semana e já sabes, estes levo-os comigo!!
    Beijinhos triplicados
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço asssim mas ponho uma pitada de canela e outra de erva doce

      Eliminar
  2. Adoro biscoitos de azeite! Lembram-me tanto a minha infância, no colégio havia sempre estes biscoitos e era um cheirinho pelos corredores... Parece que estou a ver a Irmã que os fazia com o tabuleiro na mão!!

    Ficaram com tão bom aspecto, que eu também não lhes resistia :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Esses biscoitos fazem-me lembrar a minha infância.
    Ficaram lindos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adoro biscoitos de azeite! os teus estão lindos...
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindos, que aspecto delicioso :D

    Beijinhos e tem um óptimo dia :D

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Isabel,
    Bela combinação! Um biscoito e uma palavra sincera! Adorei!

    Bjinho

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Belos biscoitos, Isabel!
    E um texto lindo!
    Bjos
    Lena

    ResponderEliminar
  8. Minha querida,
    gosto tanto de uns bolinhos assim caseiros e deliciosos.
    bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. E delicio mesmo só de olhar! Ficam lindos e imagino o sabor... :)

    ResponderEliminar
  10. Gostei do poema e dos biscoitos com afecto.
    Vou levar a receita, pois agradaram-me muito.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Lindo texto, hummm estou aqui a imaginar o perfumes e o sabor destes biscoitinho, deve ser maravilhoso, linda apresentação, bom final de semana, beijos !!!

    ResponderEliminar
  12. Huuum, parecem uns bolinhos que a minha mãe fazia na minha infância... São tão bons!
    Deviam estar realmente fantásticos! Para a próxima levo uns quantos! :D

    ResponderEliminar
  13. Ficaram lindos!
    Valeu mesmo a pena estar a pesar ;)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. O meu filho adora este tipo de biscoito! Vou levar!
    Beijo

    ResponderEliminar
  15. Querida...

    "Pode ser que um dia nos deixemos de falar..."
    Tudo o resto se adequa na perfeição, já dizia o sábio Albert ! :)

    Os biscoitos são receita de Mãe, logo são sucesso garantido ! :)
    Conheço biscoitos de azeite, mas não sei se o sabor será igual aos teus !
    Isto significa que vais ter de os fazer para eu provar, para depois te poder comprovar ! lol

    Estão lindos e perfeitos, querida, adorei a cor deles ! :)

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
  16. Adoro biscoitos!... Estes, também a mim, me fazem recuar no tempo.
    Infância feliz, cheia de brincadeiras, trincando biscoitos quentinhos e cheirosos, acabadinhos de fazer e cheios de ternura e empenho.
    A nossa mãe, tem sempre um papel fundamental nas recordações, sejam elas quais forem...cheiros, sabores, amores...
    Estes fazem justiça às minhas recordações.
    Parabéns!
    Bjks

    ResponderEliminar
  17. Ricos biscoitos, bem tentadores, agora para o lanche!!

    Bijoka

    Paula

    ResponderEliminar
  18. Excelente sugestão! Adorei!Parecem-me ser bem deliciosos!
    Vou ter que experimentar!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  19. Estes Biscoitos de Azeite devem ser deliciosos. Fazem lembrar os "S" de Azeitão. Tenho que experimentar. Beijinho. ;)

    Célio Cruz
    http://sweet-gula.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Esses biscoitos, estão lindos :) pois não deveriam durar muito não :D

    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Isabel
    adoro este tipo de biscoitos com sabor a outros tempos!
    Adoro, são viciantes e acompanham bem as nossas manhãs e lanches :)
    Um beijinho querida.

    ResponderEliminar
  22. gosto mt tb ja me ti no meu cantinho uns que sao mt bons os teus eles estao 5* adorei o formato que lhe destes bjs bfs

    ResponderEliminar
  23. Que lindos ficaram Isabel... Amei :-) é tão engraçado que as receitas que nos deixam sejam sempre a olho... Passo o mesmo com as receitas da minha avo :-)

    ResponderEliminar
  24. Adorei!! Cá por casa as receitas tambem sao todas passadas com quantidades a olho :-)
    Vou experimentar com certeza!

    ResponderEliminar
  25. Ola Isabel olha ha resposta a tua pregunta é o seguinte tens que ir ao ano 2011 mes de janeiro 24 é que eu nao sei como se faz o que tu me pedes me desculpa ok espero que tenha -te ajudado é que tu nao tens aqui o mail se nao eu te mandava bjs e espero que seija isto

    ResponderEliminar
  26. Muito lindos, gostei da forma como você os modelou! Adoro biscoitos assim,minha mãe fazia uns,só que salgados, também fazia no olho e até hoje tento repetir a receita!!
    Bjoss e bom sábado para ti!

    ResponderEliminar
  27. Olá! Acabei de conhecer o teu blog e adorei! Estes biscoitos devem ser deliciosos! Tenho de experimentar!

    Beijinhos,
    http://www.madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Estão lindos lindos lindos!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  29. Estes biscoitinhos estão deliciosos:) e lindos! beijinho

    ResponderEliminar
  30. Olha os meus olhos ficaram caidinhos por estes belos biscoitos! Estão a fazer bastante falta na minha lata vazia. :D


    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  31. Obrigada pela vossa visita, é sempre um prazer ter-vos aqui.
    Boa semana
    Bjns

    ResponderEliminar
  32. Que lindos biscoitos Isabel!
    Eu faço no Natal as broinhas de mel! Biscoitos só os que dão à minha mãe, e gosto muito!
    Ficaram lindos :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  33. Olá, Isabel!
    Está na hora de experimentar esta prometida delícia.
    Confirme só, por favor: a farinha é a normal, sem fermento, certo?
    Muito obrigada e continue a dar-nos boas ideias!
    MCarmo

    ResponderEliminar
  34. Olá, Isabel!
    Está na hora de experimentar esta bela promessa de delícia.
    Peço apenas a gentileza de me confirmar se a farinha é a normal, sem fermento. É mesmo?
    Bem haja pelas suas boas ideias! Continue! Cá ficamos a aguardar!
    MCarmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carmo,
      Obrigada pelas suas palavras de incentivo.
      A farinha é a normal com fermento, a farinha de bolos.
      Espero ter ajudado, depois gostaria de ver os que fez
      Bjns

      Eliminar
  35. Olá Isabel,
    Esses biscoitos também me fazem retroceder no tempo, quando a minha avó os trazia quentinhos da vizinha (que era pasteleira).
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  36. Ah, gosto tanto destes biscoitos! Já anotei a tua receita :)

    ResponderEliminar
  37. Adorei o poema, até o partilhei por email! E belíssimos biscoitos p um belo cházinho :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  38. Peço desculpa mas a receita devia indicar que tipo de farinha e porque vi num comentário que escreveu que a farinha a usar é a "normal com fermento" mas a farinha "normal" é a tipo 55 SEM fermento. Fiz a receita sem fermento por causa disto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quando digo farinha normal, quero referir-me à farinha para bolos com fermento, porque de facto são bolinhos e essa tem fermento
      Espero ter esclarecido a sua questão
      Obrigada

      Eliminar
  39. Parece ser muito bom!!!
    Eu não tenho papel manteiga, se untar com óleo e trigo altera o biscoito?

    ResponderEliminar
  40. Gente fica uma delícia! Só uma dica eles crescem um pouquinho então coloquem para assar separados. Beijos!!!

    ResponderEliminar
  41. Esta receita não leva uma pitada de FERMENTO ?
    Os meus ficaram um tanto rijos!

    ResponderEliminar
  42. Muito obrigada pela partilha. Obrigada mesmo. Ficaram uma delicia!

    ResponderEliminar
  43. Boa tarde, a massa não precisa descansar?
    Obrigado!

    ResponderEliminar