quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Esparguete à Carbonara (Spaghetti Alla Carbonara)


O grupo "Quinze dias com..." escolheu para esta quinzena uma Chefe que gosto muito, Nigella Lawson. Uma das características que mais admiro é a sua forma descontraída de cozinhar, a par de deliciosas e bem gulosas receitas. Bem sei que ela exagera nas calorias, mas são receitas para fazer de vez em quando e que nos enchem o corpo e a alma de conforto.


Já tenho muitas receitas da Nigella neste meu cantinho (e faço muitas que nem consigo fotografar), por isso não poderia deixar passar esta convidada sem lhe prestar uma singela homenagem com este pratinho de "Spaghetti Alla Carbonara" super reconfortante.
É o verdadeiro confort food! As quantidades dão para 3 pessoas e só fiz metade da receita original (que alterei ligeiramente), mas quem conhece a cozinha da Nigella, sabe que ela é uma exagerada :)


Ingredientes:

250g esparguete

200g de bacon cortado
2 colheres de sopa de azeite
30ml de vinho branco
3 ovos médios
30g de queijo parmesão (ralado no momento)
pimenta preta
30ml de natas
noz moscada moída

Preparação:
Coloque uma panela com água e um pouco de sal a aquecer, para cozer a massa. Dois minutos antes verifique se já está al dente,
Entretanto numa panela grande (onde depois caiba a massa) cozinhe o bacon no azeite até que esteja estaladiço mas não demasiado crocante. Deite o vinho e deixe borbulhar até que tenha uma pequena quantidade de vinho reduzido. Desligue o lume.
Numa tigela, misture os ovos, o parmesão, as natas e alguma pimenta.  pois é o que se deseja.
Escorra a água da massa, mas reserve um pouco (65ml).
Ponha a panela do bacon de novo ao lume e adicione a massa, misturando para a envolver. Adicione um pouco da água da massa que reservou, se necessário.
Desligue o lume e deite a mistura de ovos, parmesão e natas, misturando para envolver.
Polvilhe com mais pimenta, com a noz moscada e mais queijo.
Leve ao lume a gratinar e sirva.





Deliciem-se... e bom apetite!

15 comentários:

  1. Adoro e á mito que não faço, esse ficou uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto deste tipo de refeição, é tão reconfortante!

    ResponderEliminar
  3. Adoro massas Isabelinha, e espaguette a carbonara é uma das receitas que aprecio por demais. Lindo visual. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Uma massa é de facto uma verdadeira comida de conforto!
    E nesta altura é o que mais precisamos, comidas assim, quentinhas e que confortem a alma! Está tanto frio lá fora!
    Adoro massa :) E esta está uma maravilha Isabel!
    A Nigella é exagerada, nós cortamos e fica na mesma tudo óptimo! eheh
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida, uma das minhas massas preferidas.

    ResponderEliminar
  6. Este é aquele tipo de prato que os meus filhos adoram.É também uma comida de conforto,pois sabe mesmo bem e deixa-nos satisfeitos. Gostei muito.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Ficou com um aspeto delicioso! Eu adoro massa e esta não é excessão já vi tantas formas de fazer e saem todas maravilhosas! Esta tua apeteceu-me comer um bocadinho agora para jantar!

    ResponderEliminar
  8. Ola minha Isabelocas linda

    Essa massa ficou a rir.se e a piscar o olho pares mim! Que refeição maravilhosa e reconfortante para estes diuas frios que temos tido por aqui!! Receita nota 10!

    Beijocas

    Magy

    ResponderEliminar
  9. Ficou uma refeição muito gulosa! Gostei muito desta sugestão, adoro quase tudo o que leva queijo! :D
    Um beijinho
    Vanda

    ResponderEliminar
  10. Todas as receitas da Nigella, como sabes, me agradam muito. Mas massas, em particular, são o meu prato preferido. Combinam em pleno com a Nigella (e comigo): comida quente, reconfortante, sem complexos e artifícios. É mesmo o tipo que gosto e a tua travessa está de babar.
    Uma beijoca.

    ResponderEliminar
  11. Hummm gosto tanto de massas e então assim cremosas!!!
    Ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/quinze-dias-com-nigella-lawson-e-tres.html

    PS - Está a decorrer um passatempo no meu blogue. :-)

    ResponderEliminar
  12. Olá querida,

    Eu sou fã assumidérrima de massas, não lhes resisto e é algo que podia perfeitamente ter na minha mesa todos os dias !
    Acho que nunca me cansaria pois é o meu acompanhamento de eleição !
    Mas por vezes o acompanhamento transforma-se num delicioso personagem principal num prato e foi o que aconteceu com esta fantástica receita !
    Como sabes também adoro a Nigella, a sua descontracção e boa disposição, por isso esta massinha só me poderia fazer sorrir !
    Adorei amiga, denota-se suculento e muito, muito apetitoso !

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  13. Querida Isabelinha, como estou entrando em férias vim deixar meus votos de um Feliz Natal e um Ano Novo Maravilhoso a você e toda sua família, com muita luz, saúde, paz e grandes realizações. Beijinhos, até a volta

    ResponderEliminar